quarta-feira, 31 de março de 2010

Uma Arma às Quartas

No caos urbano que é a cidade de São Paulo há momentos que tudo que você quer é ter Um Dia de Fúria, sair do seu carro e atirar no primeiro transeunte que olhar torto para você. Para dias assim, pode ser que a companheira ideal seja a Military Armament Corporation Model 10, conhecida na roda de samba como MAC-10.



Primeiro porque é um clássico. Todo filme já feto com militares, traficantes e bandidos de segunda tem uma MAC-10 em alguma cena. Segundo, porque é uma submetralhadora pequena e relativamente leve e, terceiro, porque como a MAC-10 é legendária por sua imprecisão em continuado ritmo de salvas é provável que você acerte qualquer outra coisa menos o seu alvo até ela rapidamente sem munição. E você não quer realmente matar o atendente do McDonald's, quer?



Com calibre (mais comum) de .45ACP, que produz "poder de parada" de 94% ao atingir o alvo, capacidade de mais de 1.000 salvas por minuto, pente de 30 tiros e pesando em torno de 2kg, a MAC-10 obteve algum sucesso nas Forças Especiais estrangeiras com seu revolucionário supressor de som acoplável e portabilidade mas logo foi abandonada por tecnologia superior o que fez com que seu preço caísse vertiginosamente e subsequentemente facilmente adquirida por organizações criminosas diversas, tais como os estúdios da Warner, Fox e Universal em Hollywood.

2 comentários:

  1. Essa arma é chamada de "Ingram", em função do projetista. Tem gente que, erradamente, chama essa coisa de "miniuzi", mas duvido que alguém q saiba da qualidade das armas q os judeus fazem chame essa droga de "uzi" (de fato, existe uma mini uzi, de 9mm). Sempre imaginei como alguém consegue atirar uma rajada de .45 sem quebrar o pulso... Haja pulso. E duvi-de-ó-dó que essa coisa tenha cadência de tiro de 1000 salvas p/m. Explico: aumentar a cadência de fogo de uma arma automática de princípio de recuo longo não é difícil, mas tem um problema - a capacidade do carregador. As submetralhadras comuns (como a ERMA, por exemplo) têm cadência de fogo de 400 a 600 spm porq, com maior, o carregador de 32 tiros esgotaria mto rapidamente, com rajadas de 2 segundos. Nas armas distribuídas para a infantaria, geralmente a cadênciadificilmente ultrapassa 400 spm. Agora, imagine só: 1000 spm dá 16,7 sp segundo. Num carregador de 32 cargas, em 3 segundos acabaria a munição...

    ResponderExcluir
  2. :: Mas é exatamente o que acontece, Bitt. Há um video no YouTube mostrando o cara usando 3 cartuchos na Mac-10. É cois de 3, 4 segundos de carga disparada.

    --xx--

    Acredito que seja realmente uma arma inútil em combate real urbano, por isso os traficantes do Rio, que também chama de Ingram, já estão abandonando. Estão usando Uzis e Miniuzis...

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br