quarta-feira, 17 de março de 2010

Uma Arma às Quartas | The LOST Edition

Nunca se sabe onde a agitada vida de operativo secreto pode te levar então é sempre bom estar preparado para qualquer eventualidade. Se o destino for tropical, um filtro solar é sempre útil. Se for tropical e mata fechada um spray anti-mosquitos vem a calhar. Agora, se calhar de ser tropical, em mata fechada e numa ilha que não se acha no mapa e cheia de gente e uma fumaça negra querendo te matar, há dois ítens que você precisa saber manejar na hora do aperto.



No caso de topar com uma M1 Garand, é bom saber que ela é um rifle semi-automático usado amplamente na Segunda Grande Guerra, Guerra da Coréia e no Vietnã pesando de 4 a 11 quilos, utilizando normalmente calibre .30 Springfield ou 7.62x51mm, operada a gás com 8 salvas por cartucho e alcance efetivo de 400m. Ou seja, com a M1 Garand você pode acertar a cabeça de Benjamin Linus ou Charles Widmore de bem longe e sair sem ser notado.



Por outro lado, a Ruger Mini 14 também é perfeita se o que você deseja é diminuir consideravelmente a contagem dos sobreviventes do vôo Oceanic 815 a quase zero. Pesando apenas 2.9kg e com uma variedade de calibres à disposição (.223, 7.62x39mm, etc...) e velocidade de disparo de 945m/s a Ruger Mini 14 é usada até hoje por algumas unidades de manutenção da lei nos EUA e também pelos inimigos de Sheppard, Austen, Jarrah, Kwon, Ford e Seus Bluecaps.

4 comentários:

  1. Meu amigo onde estou trabalhando não posso usar de forma nem um MSN e Orkut,
    Mas estou no gmail com o Google talk sempre aberto de 8 as 18 horas.
    Meu Claro fica hibernando nesse tempo também, como é um hospital tem umas 200 maquinas que interrompem o sinal ou quando tem fica inviável conversar porque a ligação sai sempre picotada.
    Hahaha fora isso depois das 18 horas pode passar torpedos, espero que esteja tudo bem com vc na cidade cinza e chuvosa que mora.

    ResponderExcluir
  2. Caro comandante, bom ve-lo novamente em ação, mas...
    1. o fuzil semi-automático Garand não chegou a ser usado no Vietnam - pelo mns não pelos n.americanos. Inicialmente, os GIs usavam o M14 cal 762X51, q não chaga a ser uma versão automática e adaptada do M1 (como dizem alguns) mas uma versão fuzil de assalto do M1. Deu pra entender? O caso é q as duas armas são bem parecidas, mas o M1 utilizava munição .30-06, bem mais pesada e potente q a 7.62NATO. E tamb bem mais pesado. Mesmo assim, o desempenho e a ergonomia do M14 não eram páreo para o grande parque de diversões do Vietnam, onde imperavam brinquedos como o AK47/Tipo 56, e o calibre 7.62X39M43. Mais leve e mns potente q o 7.62NATO, o M43 era qse ideal para tiroteio, brincadeira mto comum na selva. O 7.62NATO era adequado à doutrina norte-americana usada na 2a GM/Coréia, cujas tropas e combates ainda emulavam aqueles travados contra os alemães tanto pelos russos qto pelos americanos. Na selva, combatendo contra guerrilheiros que adoravam brincar de pique-esconde contra a infantaria regular(o "tá-com-você" geralmente acontecia qdo um americano ou sul-vietnamita levava um tiro vindo não se sabe de onde...). Não demorou mto para que os EUA adotassem o M16A1, baseado no calibre .221 Remington, depois adaptado para o 5.56NATO da FN belga. O Rugger Mini-14 é uma versão diminuída do M14, e uma tentativa da Sturm Rugger Inc. em fabricar uma arma que funcionasse um pouco melhor q as versões iniciais do M16, q eram uma porcaria. Mini-14/20GB era a versão militar, mas nunca chegou a ser adotado pelo Exército dos EUA, embora seja bem difundida entre forças policiais e traficantes cariocas e de outras "comunidades" brasileiras.

    ResponderExcluir
  3. :: Olá, Bitt... tem certeza disso? Porque consta que ele foi usado, em pequena escala, no Vietnã mesmo que a maioria tenha sido emprestada aos aliados na guerra.

    --x--

    Já o Mini-14, realmente, como eu mencionei, é usado por poucas forças da manutenção da lei e ordem não tendo se desenvolvido desde então por causa das armas de tecnologia superior.

    ResponderExcluir
  4. Aqui dá pra ver bem as diferenças entre os calibres:
    30-06 (7,62x63) e 7.62x39 os dois primeiros da esquerda pra direita:
    http://en.wikipedia.org/wiki/File:Cartridges_20081227.jpg

    Números 14 e 15, 14) .308 (7,62x51); 15) .30-06:

    http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Cartridge_Sample_2.jpg

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br