quarta-feira, 20 de maio de 2009

Uma Arma às Quartas

Nada como descobrir que algo que estava fora de moda há tempos de repente se torna vintage. Primeiro foram as músicas dos anos 80, logo depois as roupas dos anos 90... no cinema, o rock dos anos 70 sempre tem sua vez. Mas no mercado da morte, algumas peças nunca saem de moda.

O hit do momento é o Snayperskaya Vintovka Dragunova, conhecido na roda de samba por Rifle Dragunov {ou SVD}.



O bom e velho Dragunov é design e criação da década de 60 mas em comparação a alguns feios e estrambólicos rifles sniper atuais parece que ainda nem foi inventado. Com peso de quase 5kg, munição 7.62,54mm, capacidade de 20 rounds, excelente empunhadura, supressor de flash, disparo de aproximadamente 800m/s e alcance efetivo de 800m - podendo chegar a 1km - o SVD pouco mudou com os anos sendo uma das mais populares armas de disparo à distância ainda hoje. Mesmo não sendo a melhor ou mais precisa.



Mesmo que o Dragunov seja mostrado em 9 a cada 10 filmes de hollywood sobre o assunto, seu retorno à mídia se deve mais pelo uso do rifle {na verdade, uma variante chamada de Al-Kadeish} na guerra do iraque pelas mãos do inimigo. Um dos vídeos mais procurados sobre o assunto, em Bagdá, é o de Juba... suposto sniper iraquiano que afirma ter eliminado cerca de 130 soldados, uma bala por vez. Para o caso de ninguém acreditar na sua palavra, Juba {ou um esquadrão de snipers que usam o mesmo nome para causar medo} disponibiliza na internet seus feitos.



Recentemente, Hugo Chavéz encomendou um carregamento de 5 mil desses aparatos, alegando ser de uso exclusivo psra ordem e paz.... yeah, right... como se vê, não é apenas no sistema de governo ditatorial que o venezuelano vai buscar inspiração na década de 60.

5 comentários:

  1. Acho que já vi a divindade Norris usando uma dessas em algum filme... Braddock?

    ResponderExcluir
  2. + Braddock eu não lembro, mas no filme "Atirador" do Mark Walberg tentam incriminar o personagem com uma variante dessa.

    Aliás, acho que é uma imprecisão, porque o tiro dado foi de 1,5km e essa arma só é eficiente até 800m. Depois disso fica muito difícil um headshot.

    Segundo o manual, claro.

    ResponderExcluir
  3. Chuck Norris não precisa de armas. Armas precisam de Chuck Norris!
    =-)
    Atirador é bacana. Passou esses dias.
    Esses posts são demais!

    ResponderExcluir
  4. No jogo America's Army da pra brincar com ela se vc pegar de um sniper inimigo morto!! Semi-automática, da pra brincar, principalmente em distâncias de um cenário de gurra mais urbano como Bagdad. O cara se esconde em um ponto e mata tudo num raio de 600m com precisão! Agora pra precisão mesmo, melhor uma "bolt-action". One shot one kill em até 2km dependendo da arma!
    Com relação ao Chaves, bom, ele e seus seguidores claramente ñ tem nada de pacíficos, democráticos, seguidores dos direitos humanos, etc, a oposição lá q o diga q são oprimidos na base da porrada e de bala! E outra ele já tinha encomendado Sukhois da Russia, enquanto o Lula praticamente cancelou a concorrência de compra de novos jatos pra Força Aerea qnd assumiu! Pra ñ falar em outros atrasos na modernização e expansão do aparato militar brasileiro. Mas de qualquer forma estou esperando o Chaves e compania!

    ResponderExcluir
  5. 2000m só uma .50 consegue chegar com "um pouco" de precisão, como a Barret M107.

    Aliás, o record sniper é com uma dessas:

    http://www.videosoft.com/video/future-weapons-barret-50-caliber-sniper-rifle

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br