quarta-feira, 13 de maio de 2009

Uma Arma às Quartas

Todo turista experiente que deseja viajar e conhecer lugares interessantes e pitorescos tem que ter em sua agenda anotadas as melhores dicas de restaurantes, mirantes mais procurados, guias de glamourosos lugares must-see, museus e, quem sabe, ler o blog.

Pois se o destino do viajante eventual for comprar conflict diamonds para a namorada em Serra Leoa, curtir um cruzeiro de verão na Somália ou tirar fotografias bucólicas dos campos de treinamento abandonados da Al-Qaeda no Afeganistão para decorar o álbum de fotos, saber o que fazer em caso de precisar lidar com imprevistos tais como Granadas de Fragmentação, por exemplo, pode vir a calhar.


"Se a vida lhe der lemmon granades,
faça uma limonada... com inimigos."

Muito populares depois dos recentes ataques a barcos oficiais e de turismo na costa da África, os piratas somalis tem certo apreço por dois tipos de granada... a F1 - lemmon granade, que tem esse nome por motivos óbvios por seu famoso formato e a RGD-5 que não é tão fashion mas tão mortal quanto.

A F1 data da segunda grande guerra, pesa aproximadamente 600g, contém TNT em seu miolo e tem um raio mortal de aproximadamente 30 metros, com estilhaços podendo atingir até 200 metros, segundo relatos oficiais. Outro motivo da popularidade deste dispositivo é a portabilidade para armadilhas {as booby traps}. Seu fusível pode ser ajustado para até 13 segundos.


"Jogaram esse ovo em George W. Bush. E erraram."

A RGD-5, e suas variantes, são relativamente mais modernas {década de 50}, baratas e podem matar uma pessoa a 3 metros de distância da explosão, ou feri-las gravemente em até 15 metros. Estima-se uma média de 350 estilhaços são lançados na periferia, o que é muito. Felizmente, não são lá muito confiáveis e frequentemente não explodem, como em 2005 quando um descontente jogou uma no ex-presidente George Bush. Apesar do pino ter sido puxado, ela falhou. O que foi uma tragédia.

--X--

Das poucas maneiras de se defender de uma granada, não estar por perto quando alguém atirar uma é a melhor delas. Entretanto, caso seu romântico passeio turístico for interrompido por um proto-terrorista que só tinha dinheiro para comprar alguma dessas, e você não tiver uma banheira ou mesa por perto... você só tem uma opção.

Não dê mole ao azar... conte no máximo até 2 segundos desde o momento que viu a granada... use sabiamente este segundos e

1) Pule pro mais longe que puder dela. Óbvio.
2) Jogue-se no chão, de bruços, com pés juntos.
3) Braços junto do corpo mas cobrindo os ouvidos com força.
4) Reze uma Ave-Maria.


Os ouvidos tapados podem impedir que seus tímpanos explodam, deitar de bruços faz com que a planta de seus pés sejam a melhor proteção contra os estilhaços. Provavelmente nada de futebol durante uns meses, mas é melhor do que a outra alternativa.

A Ave-Maria não tem nenhum efeito sobre a granada.
Mas pode fazer você se sentir melhor.

3 comentários:

  1. Sensacional! E de quebra consegui finalmente um argumento com a mulher pra cancelar a viagem de "compras de pedrinhas brilhantes" que ela tanto quer fazer...

    ResponderExcluir
  2. Dois detalhes, comandante. A granada de cima é uma granada de defesa e a debaixo, de ataque. A granada defensiva se franmenta em estilhaços maiores, que têm, teoricamente, maior poder de parada. É suposto q um soldado em posição de defesa esteja abrigado, daí terá menor probabilidade de se atingido pelos fragmentos do que o atacante, cuja posição em deslocamento o coloca (tb teoricamente) em desvantagem. Parece q essa idéia foi pensada pelos ingleses. A granada de ataque é feita para gerar framentos menores, e que, teoricamente, oferecem menor risco a quem atira - que está exposto. Já conheci gente q afirma q tudo isso é bobagem. Mas fica a observação.

    ResponderExcluir
  3. + Eu aprendi, Bitt, uma técnica interessante sobre arremesso de granadas sob pressão que diz: se possível, atire uma ou duas pedras grandes antes.

    Aparentemente, o tempo de reação di inimigo leva um ou dois segundos a mais por ele ter que assimilar que o terceiro objeto não é uma pedra, que pode ser deisivo num fusível de 3.2 segundos.

    O que acha?

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br