terça-feira, 26 de maio de 2009

Um Serviço Secreto às Terças

Não importa o quanto a CIA tenha um enorme orçamento*, que o SAS seja absurdamente selvagem e com operativos duros de matar ou mesmo que o Mossad seja mais temido e implacável. É com a criança nascida desses três que eu teria realmente cuidado.

O Vezarat-e Ettela'at va Amniat-e Keshvar, também conhecido nas rodas de samba como VEVAK, a agência de inteligência do Irã, substituiu a SAVAK no início dos anos 80 como principal força para assuntos internacionais e domésticos do país. É tida por analistas como uma das maiores e mais ativas comunidades de espionagem no mundo e, mesmo assim, aposto que nunca ouviu falar dela - até agora. E é exatamente aí que está sua força.

Até porque, considerando suas principais atividades, eu também gostaria de ser bem low profile. Desde sua criação, a VEVAK já foi acusada de se envolver em mais de 450 casos de terrorismo, espalha desinformação sobre os inimigos, possui um sem-número de fachadas pelo mundo todo {instituições financeiras, construtoras, setor agrícola} e nas horas vagas espiona, sequestra e mata dissidentes que possam denegrir a imagem do Irã.



Tradução: "Corra que a VEVAK vem te pegar, vem te pegar..."

Uma força desse nível não se cria sozinha é claro. No passado distante de SAVAK, seu treinamento e fundos vieram das principais agências do planeta... americanas, britânicas e - yeap! - israelenses. E como sempre, what goes around comes around, o VEVAK vem dando dor de cabeça aos seus vizinhos judeus há muito tempo.

--X--

Nesse exato momento, a VEVAK já deve ter detectado este texto do cão infiél blogueiro e provavelmente considerando se morrerei acidentalmente enforcado ou por um ataque de embolia injetando um seringa de ar na minha corrente sanguínea. As opções são várias e vou deixar por conta da criatividade deles.

7 comentários:

  1. Tempos que não venho aqui... anda tão bélico esse canto.
    Gostava mais das fases debochadas, sacanas e tal.
    Inté!

    ResponderExcluir
  2. Já ouvia falar da SAVAK quando participei de um projeto quando trabalhava ncom produção cultural... Era a exposição de uma artista iraniana no CCBB e li a repeito na época. Não sabia que atualmente se chamava VEVAK.

    A SAVAK já impunha temor antes da revolução de 79. O xá Reza Pahlevi tinha a agência bem difundida e infiltrada pela sociedade, e seu regime era amigo dos EUA, Grã-Bretanha e Israel... No meio daquela onde de atentados terroristas e países que guerreavam contra Israel, ela era um aliado útil.

    A queda do xá Reza Pahlevi e a ascenção do Khomeini foi um dos maiores erros geopolíticos do século XX, e talvez o maior da década de 70. O Irã era próspero e um aliado mais importante que o Iraque de Saddam Hussein.

    Apesar de todo o poder americano, nem sempre seus estrategistas e diplomatas são os mais eficientes, em especial no Oriente Médio. O Irã e o Iraque estão aí como prova disso.

    ResponderExcluir
  3. Tou procurando até agora aquelas letrinhas miudinhas, que precisam de lupa pra serem lidas, explicando aquele asterisco ali no orçamento... A não ser que seja um orçamento com o brinco da confetti... é, deve ser...

    ResponderExcluir
  4. + Nat... desculpa, eu ia esquecendo:
    *Apesar de 3 quartos do orçamento para inteligência serem mamados por agências freelancer. Sim, os EUA agora terceirizam até mesmo seus espiões. Globalização?+ Charlie... muito bem lembrado... a SAVAK tinha até a fama de "a eficiência americana com a crueldade israelense"

    ResponderExcluir
  5. Eu, se fosse você, checava bem a corrente da sua bicicleta antes de sair com ela a próxima vez... É só uma sugestão.

    Abs!

    ResponderExcluir
  6. Mas eu sempre achei que os 007 fossem imortais...

    ResponderExcluir
  7. + Eu disse que eles podem tentar, Darwinista. :-j

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br