terça-feira, 12 de maio de 2009

Um Serviço Secreto às Terças

Eu sei que você provavelmente viu "Munich", interessante e contemplativo filme de Steven Spielberg, sobre a retaliação de Israel aos assassinatos perpetrados pelo grupo Setembro Negro durante as olimpíadas de 1972. Esta covert ops chamada oficialmente de "Operação Ira de Deus" teve como alvo todos os conhecidos envolvidos e financiadores do ataque. Um a um, os proto-terroristas foram sendo abatidos por operativos israelenses e deixando uma trilha de vingança {justa ou não} pela Europa.

Não foi um evento isolado. Israel ainda usa dos serviços de um dos grupos mais perigosos do mundo, que rivaliza com o SAS Britânico... os Kidon. O nome em hebraico significa "Baioneta", um trocadilho para sua atividade, a meu ver: fria, cortante e precisa.

--X--

Os Kidon são um dos braços do Mossad, o serviço secreto israelense, só que on crack... sua única função hoje em dia no departamento é assassinar ou sequestrar qualquer pessoa quie seja considerada uma ameaça a Israel. Mesmo que alguns possam considerar seus métodos questionáveis, sua eficiência em espalhar o medo nos corações dos inimigos é incontestável. E o medo é um aliado poderoso.

Ainda assim, oficialmente, as decisões sobre vida ou morte não são bárbaras. Funciona assim: o Mossad reúne informação acerca de um indíviduo que precisa ser removido por ser perigoso demais, instável demais ou, à vezes, palestino demais... se é que me entendem. Então isso é repassado a uma corte discreta, onde os participantes nunca chegam a saber quem é o alvo, apenas seus crimes ou intenções. Depois de julgado, tendo inclusive um advogado de defesa, e considerado culpado, a confirmação fica a cargo do Primeiro-Ministro.

--X--

A vida de alguns Kidon não é moleza. Muitos são treinados a falar em árabe (ou farsi), a pensar em árabe, a fazer suas orações diárias, comer e viver como um árabe. Não raro, são confundidos pelas própria IDF como inimigos e morrem por fogo amigo. A taxa de suícidio também é acima da média pelos distúrbios psicológicos da total dissociação de sua persona com a que tem que viver.

--X--

Ainda assim, o Kidon não é infalível como seu Deus gostaria que fosse. A lista conhecida de inimigos chega a muitas dezenas porém a de alvos errados não é exatamente publicada. Um dos poucos casos famosos é o de Ahmed Bouchiki, morto por ter sido confundido com o possível líder de uma célula do Setembro Negro em 1973.

2 comentários:

  1. James, claro que essa informação não deve ser fácil de conseguir, mas existe algum registro de ação do Kidon aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  2. Eu ia escrever sobre isso, mas foi ficando grande. Acho que um post inteiro seja a melhor forma. *aguarde*

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br