quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Uma Arma às Quartas

Há dias em que a cidade alaga completamente e você chega 2 horas atrasado e tudo que você quer é subir num prédio bem alto e apontar um rifle para a cabeça dos responsáveis pela infraestrutura de escoamento das águas em São Paulo. Para se livrar de impulsos homicidas, eu recomendo lexotan, ou xanax. Mas se quiser seguir em frente, aí já diria para adquirir um McMillan TAC-50.



O McMillan TAC-50, criado nos anos 80, pesa 12kg, mede quase 1 metro e meio, usa calibre .50, mira telescópica de 16x e é o companheiro ideal para missões secretas no Afeganistão ou apenas rompantes de raiva em lugares públicos e populosos. Mas o que torna o McMillan TAC-50 um clássico é possuir o registro oficial do disparo mortal de maior distância já feito em combate.



Soldados canadenses alvejaram um afegão insurgente a 2.3 km de distância em 2002. É o equivalente a subir no terraço do Conjunto Nacional na Augusta e acertar um fã de Crepúsculo na entrada do Cinemark do Shopping Paulista no Paraíso.

Fica a dica.

6 comentários:

  1. James,

    Esse recorde de alcance não seria do Barrett M82A1?
    Pelo menos essa foi a informação que eu vi em um documentário...

    ResponderExcluir
  2. \\ Luis... há pequenas polêmicas sobre esse modelo de arma.

    O primeiro é que o Barrett não é sniper rifle, é um rifle construído para danificar equipamento militar (Anti-materiel) que o coloca numa categoria diferente. Segundo, há muita desinformação "oficial" sobre ele, inclusive há que diga que sey disparo vai a 6km de distãncia quando na verdade ele só tem alcance efetivo de 1.8km.

    O terceiro ponto, mais subjetivo, é que não encontrei referências sobre ele em registro. Os dois primeiros lugares pertencem ao McMillan e o terceiro lugar pertence, acho, que a uma Winchester (posso estar errado).

    A vantagem do Barrett é estar em dezenas de filmes sobre o assunto - Robocop, Rambo, Miami Vice, etc - (junto com a Dragunov, a qual já falei antes).

    ResponderExcluir
  3. Querido papai noel.... esquece o último pedido. Quero um desses, definitivamente!
    :)

    ResponderExcluir
  4. Acho q o comte está com a razão, no sentido do registro. Tamb já li esse "causo" canadense. Eu (e mais um monte de gente) declaro duvidar. Um tiro preciso numa distância dessas tem impedimentos físicos. Mas, pelo mns teoricamente, qq rifle q utilize munição de alta energia poderia conseguir um tiro assim, desde que a trajetória seja descendente, ou seja, de cima para baixo, numa inclinação de pelo menos 15 graus. Porq? O segredo de um tiro preciso é a trajetória tensa, e essa, depois do primeiro terço,é mto afetada pela força da gravidade. Se a arma for colocada numa descendente, a força da gravidade atuará aumentando a velocidade do projetil na primeira fase da trajetória, a velocidade estará estabilizada na segunda fase e na terceira, começará a ser alterada pela queda da velocidade combinada com o arrasto aerodinâmico. Visores de alta precisão podem corrigir a alteração da curva, embora em distâncias extremas, a eficácia seja duvidosa, pq entram outros fatores na equação. Por exemplo, a umidade do ar, o vento, e até mesmo a refração natural da luz. Sei de snipers que conseguiram tiros mto precisos a 1500 metros, mas é um em 100. A distância normal de um tiro singelo desses é coisa de 800 a 1000 metros, e olhe lá (o treinamento é feito com alvos a no máx. 600 mts).
    Entretanto, comandante, "anti-material" é a munição, não a arma. A munição .50 (12,7mm) usada por essas coisas é um tipo especial chamado "baixo arrasto". Tem um desenho q compensa (não totalmente, claro), o arrasto. Pode ser, por exemplo, munição penetrante de blindagem, ou explosiva. Qq rifle desses, utilizando munição especializada torna-se "anti-material".
    http://www.globalsecurity.org/military/systems/munitions/mk211.htm
    No entanto, a principal utilidade de usar esse tipo de arma é a possibilidade de penetrar proteções individuais classe 4 - coletes de várias camadas de fibra de aramida. As munições de infantaria 7.62, 5.56, .30, nem arranham uma coisa dessas a 100 metros, o que dizer de 500.
    Por sinal, comandante, não sei pq a implicância com o Barrett - só pq é tem talento e é celebridade? Qta mesquinharia, pô...

    ResponderExcluir
  5. \\ hahaha... longe de mim, Bitt, ter implicância com qualquer arma que seja. São meios para um fim, somente.

    Mas um operativo incauto com a arma inadequada para o trabalho é falhar na missão certamente.

    E não queremos nenhum fã de Crepúsculo vivo para contar a história (ao menos, a do livro), queremos?

    ResponderExcluir
  6. Pô que legal. Na fase "All Ghillied Up" do game "Call Of Duty 4: Modern Warfare", jogamos com o Capt. McMillan, de sniper. Provavelmente o nome do cara foi baseado nessa arma aí. Show!

    xxx

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br