quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Uma Arma às Quartas

Alguns geeks tem certa fascinação por armas, especialmente aquelas que não existem como Phasers, BFGs e Nulificadores Cósmicos - se você não sabe o que é um nulificador cósmico, sinta-se feliz e saudável. Entretanto, se fosse possível classificar uma pistola real como sendo #nerd certamente seria a Mauser C96.



A Mauser C96, de fabricação alemã, possui um design característico e inconfundível, participou de praticamente todas as guerras importantes desde sua fabricação e tem altíssimo poder de impacto, penetração e alcance pesando 1kg, calibres de 7.63x25mm ou 9x19mm Parabellum (e poucas variantes), velocidade de 425m/s no disparo, de 10 a 40 balas no pente.



Apesar de seu formato nada discreto (e talvez por causa disso mesmo) esta pistola foi uma das favoritas de Winston Churchill e até de T. E. "Lawrence da Arábia" Lawrence em combate.



Apesar de todas estas fascinantes informações, eu tenho a impressão de que a Mauser C96 seria realmente favorita de 11 a cada 10 geeks e nerds do mundo inteiro mais por ser a versão modificada usada por Han Solo em Guerra nas Estrelas, eu só posso supor.

2 comentários:

  1. Cmdt,
    boa escolha a desta semana - essa arma é um classico, pra dizer pouco. Foi a primeira pistola semi-automática bem-sucedida do mundo. Produzida até 1937, chegou a ser usada em bom número na Guerra da Coréia, visto q, nos anos 1920, os russos fizeram uma grande encomenda, e parte dessa acabou nas mãos dos norte-coreanos. Algumas PMs aqui a mantiveram em inventário até a década de 70. Uma versão "full-automatic" foi desenvolvida, acho q durante a Grande Guerra. A C96 foi utilizada como carabina pelas Stosstruppen, com coronha alongada (que também servia de coldre). Na 2a GM, era uma das pistolas preferidas dos oficiais alemães, embora estivesse fora de inventário. A produção total foi de cerca de um milhão de unidades, o q é espantoso,visto nunca ter sido adotada oficialmente nem pelas forças armadas alemãs, nem po nenhum país.

    ResponderExcluir
  2. Oi pessoal..

    A mola do carregador da minha C96 esta quebrada.
    Como posso arrumar outra.
    Obrigado
    Cesar Colaneri
    cslc@ig.com.br

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br