quarta-feira, 12 de agosto de 2009

COVERT OPS | by øø7

Espionagem | Táticas | Etiqueta para o dia-a-dia

--X--

Com a crise imobiliária mundial, nunca se sabe onde um Ditador tirânico pode construir seu quartel-general. Para evitar um IPTU muito alto, talvez sua fortaleza impenetrável esteja em algum lugar obscuro nos Alpes. Ou talvez você apenas esteja querendo esquiar for da área da segurança porque a vista é melhor. De qualquer forma, é putil saber como sobreviver a uma Avalanche.

A princípio, não há muito que possa fazer caso o mar de neve esteja vindo em sua direção. Livre-se do seu equipamento, não tente esquiar mais rápido do que ela pois isto só fará com que sua mobilidade diminua e partes metálicas podem rasgar seu corpo e quebrar alguns ossos. E não queremos isso, queremos?

Uma boa notícia... assim como numa ressaca marítima ou uma areia movediça você pode nadar numa avalanche. O objetivo, na verdade, é tentar ficar o máximo possível na crista da onda mortal. Agarre-se a troncos de árvore, galhos o que for possível e por quanto tempo conseguir para deixar a pior parte do deslocamento ir embora.

Então... se ainda estiver entre os vivos e consciente... é a parte importante: quando sentir que o fluxo está diminuindo e já está parando de rolar, mantenha as mão próximas ao rosto para formar um bom bolsão de ar. O bolsão tem outra finalidade também: muitos morrem por desorientação, cavando para qualquer direção em pânico. Apenas cuspa. isso, cuspa e deixe a gravidade dizer pra que lado é o chão. cave na direção oposta rápido. Se não puder, apenas tente relaxar esperando ajuda e só grite (poupe oxigêncio) se realmente ouvir sinal de resgate.

Mas não se preocupe tanto assim nas próximas férias, uma avalanche matou apenas umas 50 ou 60 pessoas nas últimas décadas.

Um comentário:

  1. Serviço de utilidade pública!!
    Nunca vi dicas tão eficientes, nem mesmo em revistas especializadas e muito menos nos encartes da agência de turismo que te empurrou o pacote de férias!
    Ótimo post!

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br