quarta-feira, 10 de junho de 2009

Uma Arma às Quartas

Toda mulher costuma dizer que tamanho não é documento e que nada adianta ter uma AK-47 no meio das pernas se não puder usá-la corretamente... {yeah, right} ... pelo menos quando se trata de armamento, elas estão bem próximas da verdade. Apesar de poderosos e famosos, levar fuzis ou rifles para alguns tipos de combate urbano pode ser a maneira mais rápida de descobrir isso.

--X--

Quando o assunto é conquistar pequenos terrenos {como o pagode do seu vizinho para destruir o aparelho de som}, combate à curta distância {como a velha discussão doméstica sobre o controle remoto}, ou invadir favelas {para pegar sua namorada pro cinema} a melhor resposta, muitas vezes, é um submachine gun, e dentre elas eu destacaria a Heckler & Koch MP5.



A HK MP5, no modelo da imagem, pesa em torno de 3kg, utiliza munição de 9x19mm parabellum, pode disparar virtualmente 800 rounds por min, tendo uma velocidade de 400m/s com magazines de 15 a 30 tiros. Poder efetivo em 25/100m, podendo ferir até 150m.



É encontrada em qualquer país que possua uma força de segurança especializada, o Brasil incluído. Se ela te parece familiar, não é coincidência. Nosso policial e torturador favorito, Capitão Nascimento, a empunha em muitas cenas de Tropa de Elite.



:: O inconveniente é que mesmo a polícia convencional do RJ/SP tem acesso ao armamento, o que significa que o tráfico também tem..

2 comentários:

  1. Comandante, seus posts sobre armamento portátil estão cd vez melhores. Caso vc comece a dedicar um pouco mais de atenção à parte técnica, passo-lhe o bastão: gosto mto mais de ler os seus do q os do causa:: q tendem a ser um bocado chatos. Claro - desde q vc não cometa mais escorregadas tipo:
    1. submachinegun??? o q diabo é isso? em nossa língua é submetralhadora, mesmo;
    2. virtualmente 800 rounds??? levar tiro virtual só em sessão de "Counterstrike". Arma de verdade "tem a capacidade de disparar até 800 salvas ("round" o catzo, por favor!)p/ minuto. Isto o número máximo de ciclos q o bloco de culatra (qtas vzs o conjunto é lançado para trás, ejeta o estojo vazio, admite um cartucho novo, veda a camara e executa novo disparo) pode executar sem risco de grimpar, por super-aquecimento ou estresse de material. Ou seja - o número máximo de salvas é um parâmetro. Uma arma desse tipo, em condições reais, dispara em torno de 5-8 salvas por rajada, o q é chamado de "cadência de fogo operacional".

    ResponderExcluir
  2. + Caríssimo, Bitt... fique à vontade para meter o bedelho em qualquer aspecto técnico. O que seria de 007 sem um QuarterMaster?

    Eu misturo idiomas mesmo, mea culpa.
    Um vício de linguagem internauta difícil de largar... neste caso em particular, há uma desculpa esfarrapada: armas deste tipo são rotuladas de SMG, você sabe. Então, eu vou no fluxo e adoto o termo. Vou tentar me manter no idioma para não confundir leitores.

    A segunda questão foi um pensamento na hora de escrever... "virtualmente" é porque ela não dispara, efetivamente, 800 rounds. Apenas 30 de cada vez... entende onde quis chegar?

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br