terça-feira, 30 de junho de 2009

Um Serviço Secreto às Terças

Na tragédia do vôo 447, várias teorias foram levantadas na época. Talvez a ilha de Lost os tivesse tragado(rá...), forças eletromagnéticas do triãngulo das bermudas (hein?), há até pessoas que acreditavam em abdução alienígena(acuma?). E um certo grupo não descartava a hipótese de ataque terrorista semelhante ao 11 de Setembro.

Este grupo em especial foi levado muito a sério em parte porque o mundo está perigoso assim mesmo, entretanto, acho que tem mais a ver com eles serem conhecidos como o Direction Générale de la Sécurité Extérieure, ou DGSE, o serviço secreto da França.

--X--

Este escritório francês de inteligência criado em 1982, respondendo diretamente o Ministério da Defesa e um dos poucos conhecidos a alegadamente possuir uma mítica rede Echelon própria {aquela que capta tudo que for enviado em telecomunicações} não é tão conhecido fora da Europa mas teve papel importante em várias grandes operações no mundo.

O único inconveniente é que seus sucessos e fracassos vem mais ou menos na mesma proporção. Se num momento eles ajudam a desbaratar um rede espionagem enorme na guerra fria, num outro ex-agentes botam a boca no trombone sobre operações secretas. Se numa hora eles conseguem libertar seus jornalistas das garras de insurgentes no Iraque, na outra falham miseravelmente em resgatar Ingrid das FARC. Isso quando não são pegos pelos serviços de segurança de outros países por tentativa de assassinato, como caso do Greenpeace.

--X--

Depois da informação "confirmada" de que Osama Bin Laden estaria morto desde 2006 por febre tifóide, é bem capaz que o DSGE realmente encontre, no mínimo, o DNA de Carlos Chacal, nos restos do vôo da Air France.

Um comentário:

 
BlogBlogs.Com.Br