terça-feira, 16 de junho de 2009

Um Serviço Secreto às Terças

Se a última vez que você ouviu falar de um atentado terrorista na Alemanha foi num filme do Spielberg, isso pode ter várias razões. Afinal, fundamentalistas islâmicos não devem gostar da estadia em uma comunidade onde a carne de porco e outras coisas impuras são o cardápio principal. Mas, se eu fosse de apostar, diria que tem mais a ver com outro grande orgulho alemão: a Grenzschutzgruppe Neun. Conhecido também como o GSG-9.

Depois do desastre em Munique, em 1972, as forças de segurança alemãs chegaram à óbvia conclusão de que deviam maneira no chucrute, fazer alguns abdominais e voltar para a escola. Então em 1973, a Polícia federal Alemã criou um grupo de inteligência, tática, resgate e contra-terrorismo que até hoje é considerado o melhor do mundo no que faz. E da mesma forma que o velho Logan, o que ele faz de melhor não é nada agradável.

Segundo dados oficiais, o GSG-9 comemorou mais de 1500 missões (a maioria secretas) desde que foi fundado mas apenas em 5 delas foi obrigado a disparar uma bala - não é exatamente o caso do BOPE no Rio de Janeiro, mas enfim... por isso boa parte das agências contra-terroristas, incluindo as americanas, forjaram seu treino no GSG-9.

Seu caso mais famoso é da tomada do Boeing 737 da Lufthansa, em 1977, onde o GSG-9 em apenas 7 minutos dominou e matou três terroristas, ferindo um quarto e salvando todos os reféns no que foi considerado até hoje o mais difícil cenário de sequestro que uma força de segurança poderia conter.

Esqueça o filme e a série sobre a SWAT americana. Num modelo político onde 20% de perda em reféns é considerado um sucesso, prefira um time onde qualquer perda é considerada inaceitável. Num evento chamado SWAT World Challenge, o GSG-9 chutou a bunda de todos os concorrentes mundiais 7 vezes seguidas.

É como se fosse a Portela nos áureos tempos do carnaval.
Se os portelenses de Madureira usassem armas automáticas.
Hm... ok, péssimo exemplo.

Um comentário:

  1. Se os portelenses de madureira usassem armas, só mesmo o BOPE pra dar jeito... hehe

    Eu fico imaginando o GSG-9 subindo o complexo da maré.......

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br