segunda-feira, 8 de junho de 2009

Um Serviço Secreto às Terças

Todo bom filme sobre a guerra fria ou espionagem dos anos 80 tem alguma menção ao antigo Comitê de Segurança do Estado. O CSE é tão famoso que é nome até mesmo de lojas no Brasil. Aliás, eu aposto como qualqjuer garoto um dia já sonhou em conhecer seus segredos ou, se americano fosse, morria de medo de seu nome. Ok, se você não está ligando o nome à pessoa, talvez melhore se eu escrevê-lo no original, o velho Komityet Gosudarstvjennoj Biezopasnosti, ou pra encurtar , o KGB.

A mítico Comitê era, de um modo geral, uma organização formada por vários braços miltares e de inteligência soviéticas que operavam de modos distintos. Durante toda sua história, o KGB perseguiu e matou mais operativos e desertores do que a CIA e o Mossad juntos. Até porque, proporcionalmente, seu dever era lidar com um território e ameaças maiores e ao mesmo tempo infiltrar-se e tentar minar a influência americana que crescia durante a Guerra Fria. É creditado também ao KGB a tentativa de assassinato de João Paulo II. Com tanta coisa pra fazer e tão pouco tempo, a agência se dividia em 16 Diretórios, numerados, dentre os mais notáveis o Primeiro e o Quinto, responsáveis por espionagem internacional e cobate à dissidência política, respectivamente. Esses mesmo diretórios eram divididos em secretarias sem fim que tornavam o KGB, no fim das contas, um grande cabide de empregos da Mãe Rússia.

Sua influência era tão grande que pelo menos uma dúzia de casos de espionagem de longo prazo dentro dos EUA é hoje conhecida. Uma das especialidades do Comitê era converter descontentes em agentes duplos, pagando sempre em dinheiro ou diamantes. Muitos destes casos já foram levados á telas de cinema como, por exemplo, Breach... sobre um agente duplo que foi encarregado de caçar a si mesmo no FBI.

--X--

Em 1995, ela é desmantelada e é criada a Federalnaya Sluzhba Bezopasnosti, ou FSB... mesma agência, com nome menos assustador. Apesar de suas atividades parecerem um pouco mais transparentes ao público da antiga União Soviética e não saiam por aí matando a torto e à direita, especialistas afirmam que a organização é ainda mais perigosa uma vez que nos dias de Guerra Fria, qualquer organização coligada com o KGB precisava ter vínculo com o estado. Hoje, pelo contrário, qualquer instituição de fundo de quintal pode fazer parte da FSB, sendo usada como fachada para suas operações. A FSB também não tem qualquer qualquer pudor de recrutar qualquer um que fale russo, tenha família russa ou que simplesmente queira trabalhar pra eles. Você pode enviar seu curriculum pra eles até pela internet.

A estrutura de diretórios foi mantiada, só que agora alfanumérica, tendo seu braço mais famoso o Diretório K, que cuida dos assuntos estrangeiros, mais por culpa da série ALIAS do J.J. Abrams do que por atividades famosas mesmo.

Mesmo que a guerra fria já tenha acabado há muito tempo, velhos hábitos custam a morrer, então a FSB continua em seu projeto de recrutamento, gerenciamento de fachadas para lavar seu dinheiro, desinformação e, eventualmente, execução de agentes infiltrados em seu território graças à ajuda de agentes duplos que não param de bater em sua porta ansioso por trair seus respectivos países.

Ah, sim, eles não matam mais anticomunistas.
Agora sim, podemos nos sentir seguros.

4 comentários:

  1. Peraí, quer dizer então que o Diretório K existe mesmo? Vou reassistir todos os episódios pra ver com outros olhos.

    O Putin era da KGB, não?

    ResponderExcluir
  2. Quase todos os líderes da URSS/ex-URSS tiveram alguma coisa com KGB (como nunca sei o gênero dos substantivos em russo, deixo sem artigo, mm). Andropov foi chefe; Chernenko é um caso curioso (dizem q tudo na URSS era no mínimo curioso...): tornou-se premier sem o apoio do comitê (diz um amigo meu q era assim q se tratava KGB na URSS), devido a posição anti-Brejnev que grassou lá nos últimos anos da vida do "ursão". Isso inclusive fez que ele perdesse a disputa de ser o secretário-geral da URSS Andropov.

    ResponderExcluir
  3. Ah... Nos sentir seguros como assim, caro comandante? Estou fora: até hj ainda sou simpatizante do comunismo. Pq não? Se até o PSDB tem simpatizantes, pq o comunismo não pode ter? :c(

    ResponderExcluir
  4. + hahaha... Bitt... o Darw meniounou outro dia que o vento aí sopra... a bombordo... por assim dizer. Incomum levando em conta seu background? Certamente... mas acho interessantíssimo.

    Eu, por outro lado, não tenho inclinações ideológicas. Ainda.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br