domingo, 14 de junho de 2009

COVERT OPS | by øø7

Espionagem. Táticas. Etiqueta.

Não importa se você é um operativo altamente treinado, uma adolescente apaixonada ou um comprador de produtos online. Cedo ou tarde, você vai acabar na posição de se encontrar com alguém que você não conhece e, principalmente, ainda não confia. Para encontros com informantes da Al-Qaeda, garotos do Orkut ou o cara que quer comprar seu playstation3 no Mercado Livre a regra é a mesma: "seguro" morreu de velhice.

--X--

Num ponto de encontro, quem marca o local tem o controle. Controla a hora, o território e as rotas de saída.O melhor ponto de encontro é aquele onde você se sente seguro. Alguns cafés que ficam em livrarias e lojas tem um ambiente charmoso, sofisticado. Mas também câmeras de segurança espalhadas e sistemas de detecção contra porte de arma. Às vezes, também possuem excelentes capuccinos.

Inseguro sobre quem está se encontrando com você? Celulares hoje em dia vem com boas câmeras. Aprenda a silenciar o ruído de obturador do seu telefone e tire discretamente algumas fotos do suspeito seu encontro. Apropriado também para placas de carro, dica sempre útil quando deixo alguém num táxi com motoristas que parecem mal intencionados.

Se o propósito da reunião é uma transação de negócios, dessas que começa online e termina numa praça de alimentação de shopping, não tenha medo de ser rude. Seja um carregamento de Semtex ou um iPhone que esteja vendendo, nunca se sabe se aquela pessoa é mesmo quem ela diz ser. Peça a identidade e um comprovanete de residência se for receber em cheque. E fotografe tudo. O comprador pode até se ofender, isso é o de menos, mas nunca negar.

Seja lembrado(a). Uma roupa mais chamativa, uma cor diferente ajudam. Mas nada intimida mais um possível meliante do que ser identificado. Algumas piadas ou gracejos para o atendente ou garçonete que o forcem a interagir com o suspeito não falham. Caso ele esteja de má-fé, ele sabe que um "por favor, me diz o que você acha de homem desses que usa bigode!" marca o alvo na lembrança de um transeunte melhor do que uma gorjeta de $50.

--X--

Ok, talvez uma gorjeta de $50 faça mais efeito, mas enfim...

3 comentários:

  1. Ótimas dicas!
    E se era para dar uma gorjeta de 50 contos para alguém, então pq raios vc está comprando um vídeo-game de 2° mão?!?!?!?

    ResponderExcluir
  2. + Na verdade, Nhé... o caso do playstation3 é verídico. Aconteceu e uma amiga foi enrolada por uma gangue que compra eletrônicos do ML e paga em cheque de outra pessoa. Cheque roubado.

    E o PS3 era novo, na caixa.

    ResponderExcluir
  3. Putz, que roubada que essa sua amiga caiu!
    Espero que ela fique mais atenta, com a ajuda das suas dicas.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br