terça-feira, 6 de abril de 2010

Inteligência Militar = Contradição de Termos.



Se Lyndon Johnson, presidente dos Estados Unidos em 1966, soubesse a dor de cabeça que Freedom of Information Act, a emenda que permite acesso a qualquer informação controlada pelo governo, causaria nos governos atuais... teria pensado duas vezes.

--xx--

O vídeo acima, graças à emenda supracitada, foi finalmente liberada ontem e mostra o assassinato de uma equipe de reportagem da Reuters em Bagdah por uima patrulha americana num helicóptero Apache AH-64. Aparentemente, os intrépidos americanos confundiram as câmeras de vídeo de dois integrantes da equipe com fuzis AK-47 e pediram permissão para atirar pra matar, mesmo sem provocação direta.

Como o controle na base não indicava americanos na área, a resposta foi "ok, não tem gente nossa aí, ferro na boneca!" ... o artilheiro engatilhou sua M230 Chain Gun no grupo (que continha duas crianças) e... well, as imagens já falam por si mesmas.

--xx--

Moral da história... na próxima Copa do Mundo no Oriente Médio... mandem o Galvão Bueno ou Fausto Silva para cobrir ao vivo e não a Fátima Bernardes, por favor, sim? Gratos.

--xx--

Inspired by Pax.

2 comentários:

  1. Gostei da observação, comandante! Numa próxima oportunidade, temos de sugerir que a Globo mande suas equipes de reportagem para o Iraque... Só tem um erro aí - uma patrulha americana só poderia estar num AH-64 caso estivessem pendurados nos trens de aterrisagem. O AH, como a notação diz, é um attack helicopter. Não carrega pessoal e seus sistemas de armas são operados por um WSO (Weapons System Operator). É uma máquina mortífera, equipada com um canhão de 30 mm (625 salvas p/m) e 19 foguetes estabilizados por aletas (na versão de cobertura aproximada - parece ser o caso). O filmete é impressionante, não propriamente pela ação de assassinato coletivo - os caras no helicóptero não poderiam ter agido de outra maneira: dentro do heli, eles estavam vendo a cena por uma telinha de TV de 10,3 pols P&B, e são obrigados a ficar a uma distância q não permita um tiro de RPG (note q eles estavam usando zoom qse o tempo todo). O q impressiona é o hermetismo da postura dos caras - eles sequer alteram o tom da voz. Profissionalismo, gente. São profissionais mto bem treinados.

    ResponderExcluir
  2. :: Hey, Bitt... foi a reportagem que mencionou o helicóptero, eu busquei uma foto dele. Em qual pássaro, em sua opinião, estavam os rapazes?

    --xx--

    Aparentemente, os militares não estão muito preocupados em revelar os acontecimentos. Um de meus blogs favoritos, o SpyTalk do Washington Post, expõe isso.

    ResponderExcluir

 
BlogBlogs.Com.Br